Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, junho 03, 2006

BLACK SABBATH



Corria o glorioso ano de 1969, quando quatro jovens amigos fartos de veram a sua banda confundida com outra com o mesmo nome decidiram mudar de Hearth para Black Sabbath. O nome foi escolhido a partir do título de um livro do escritor ocultista Dennis Wheatley.
Tony Iommi-guitarra, John "Ozzy" Osbourn-voz, William "Bill" Ward-bateria e Terence "Geezer" Butler formavam então os Black Sabath. Em 1970 lançavam o seu álbum de estreia "Black Sabbath", mas foi com ao segundo, "Paranoid", que a banda atingiu o estrelato graças a temas como "Paranoid" ou Iron Man, este último foi recentemente eleito pelo canal VH1 como a melhor música de Heavy Metal de sempre. Segiu-se "Master of Reality" o álbum da banda que eu mais gosto, "Volume4" e "Sabbath Bloody Sabbath" de 1973. A banda cedo cultivou um grande culto à sua volta há quem os considere os pais do heavy metal, não sei se serão, mas muitos subgéneros se calhar hoje não existiriam. Com os seus temas sempre a versar o ocultismo são com toda a certeza os criadores do rock gótico: "My name is Lucifer/Please take my hand" (N.IB., Black Sabath 1970). Em 1978 Ozzy sai da banda para formar os Blizzard of Ozz. Ronnie James Dio toma o lugar de Ozzy e lançam "Heaven and Hell", para grande surpresa os fãs aceitam bem o novo vocalista e o disco é um sucesso, o mesmo não acontece com o seguinte, "Mob Rules" que é um flop (ainda assim gosto mais que Heaven and Hell) e Dio sai da banda para dar lugar ao "ex-actual-vocalista" dos Deep Purple Ian Guillan. A banda vai sobrevivendo, mudando de vocalistas e lançando vários a´lbuns mas já sem a mistica de outrora.
Em 1998 dá-se a tão aguardada reunião de Ozzy com o resto da banda para gravarem um álbum ao vivo a que deram o nome de "Reunion".
Com quase 40 anos de carreira os Sabbath são hoje uma das mais respeitadas bandas entre os amantes do rock e do heavy metal e parecem não querer parar por aqui.
DISCOGRAFIA

Sem comentários: